2 º Trimestre de 2017 - Apascenta as Minhas ovelhas - 1° e 2° Pedro
Comentário da Lição 13 - Principais temas de 1° e 2° Pedro


15 usuários online   
Sexta-feira, 23/6/2017

Estudo Adicional

Fonte: A | A | A
Comentário por Gerson Benedito Prado envie para um amigo | versão para impressão
Finalizando nosso estudo de Pedro, em suas duas cartas, lembremo-nos que ele não escreveu para o desenvolvimento de linhas de pesquisa teológicas, se bem que suas palavras nos propiciam um amplo e forte viés de teologia, desde a soteriologia até a expectativa da segunda vinda.

Mas a leitura de seus escritos nos apresenta mais lições para o dia-a-dia, ao viver prático, à vida cristã e a como conduzir nossos relacionamentos em todos os aspectos de nosso viver.

Parece-nos que Pedro está mais preocupado com o como os cristãos estão vivendo o Evangelho do que o como o entendem e o discutem.

Por isso, ele se dirige aos seus leitores chamando-os a praticarem um “amor fraternal não fingido”. E que esse viver seria consequência de que todos tivessem “purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade”. Isto é, o dedicar-se ao estudo da Palavra de Deus e a obedecê-la é que produz a purificação de nossa mente e pensamentos e por consequência um coração puro.

O que Pedro deseja, em suma, é uma igreja transformada, praticante do verdadeiro amor, dedicada ao estudo e compreensão da vontade de Deus, que mantivesse relacionamentos humanos e com Deus da forma mais adequada e justa possível e que, assim procedendo, pregasse pelo seu viver e não por suas palavras apenas, que Cristo veio viver entre nós, sofreu todos os nossos sofrimentos, ofertou-se em nosso lugar pelos nossos pecados e que deseja retornar a este mundo para nos buscar e levar à vida na eternidade, junto a Ele, após julgar todos os homens pela suas obras.

Pense:Quando somos levados a circunstâncias adversas, quando são despertados nossos sentimentos naturais, e nos queremos desabafar, então é provada nossa fé; então é que devemos manifestar a mansidão e amabilidade de Cristo. Nem por uma única palavra devemos dar expressão aos sentimentos do coração natural. ‘Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo’ (Tiago 3:2) — o homem completo. O que precisamos é estar sob o controle de Jesus. Não devemos querer seguir nosso próprio caminho. Tenho ouvido alguns alegar, como desculpa de seu mau procedimento: ‘A senhora sabe que este é meu temperamento, é minha disposição, que me foi transmitida por meus pais’. Sim; e eles cultivaram tal espírito, e nele se educaram, desculpando assim todo o seu procedimento errado. Em vez de ceder à tentação, devem eles apoiar-se no braço do Poder Infinito, dizendo: ‘Irei a Deus tal qual me encontro, e implorarei a Cristo que me dê a vitória. Serei mais que vencedor, por Aquele que me amou’ ”. (E. G. White, Nos Lugares Celestiais [Meditações Matinais 1968], p. 277).

Desafio: Sempre que necessário relembrar como se vive na prática o cristianismo, releia Pedro.
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Referência:



Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Gerson Benedito Prado
Mestrando em Teologia: Missiologia Urbana (UNASP/Andrews University); Especialização em Gestão do Negócio - ELETROBRÁS e Finanças Corporativas Internacionais; Professor de Administração, Economia, Empreendedorismo e Gestão de Negócios; Economista; Auditor; Analista de Sistemas. Autor de artigos sobre Prospecção de Cenários Público-Econômicos.
menu de navegação
 


Ainda não foram publicadas atividades nesta semana.

Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Projeto que financia centenas de Obreiros Bíblicos na janela 10-40!!!

Livro de autoria do Pr. Albino Marks sobre a visão bíblica da origem do Universo. VALE A PENA LER!!!



AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 


Abertura para a Classe




 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho