3 º Trimestre de 2016 - O Papel da Igreja na Comunidade
Comentário da Lição 05 - Como o evangelho transforma a comunidade


26 usuários online   
Domingo, 24/7/2016

A DECLARAÇÃO DE MISSÃO DE JESUS

Fonte: A | A | A
Comentário por Pr. Albino Marks envie para um amigo | versão para impressão
Em Nazaré, quando Jesus apresentou para os ouvintes da pequena sinagoga a Sua missão, leu a profecia do profeta Isaías, no capítulo 61: “O Espírito do Senhor está sobre Mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor” (Lc 4:18 e 19, Almeida Revista e Atualizada), e então declarou: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir” (Lc 4:21, Nova Versão Internacional).

Jesus sabia muito bem qual era a Sua missão ao vir a este mundo. Ele conhecia todos os símbolos dos serviços do santuário e sabia que viera em cumprimento desses símbolos, porque eram típicos do Seu ministério redentor. O que Isaías proclamou e Jesus aplicou à Sua missão está relacionado com o ano do jubileu. Em síntese, o ano do jubileu era a grande festa nacional proclamando a libertação.

Jesus aplicando todos os simbolismos à Sua missão para salvar pecadores, declarou que veio para pregar boas novas para os pobres, àqueles que vivem em trevas espirituais e pobres em seu conhecimento da riqueza da salvação; proclamar liberdade aos presos, escravos do pecado; abrir a vista dos cegos espirituais para o conhecimento de Deus; libertar os oprimidos do Diabo e proclamar a manifestação do tempo da graça para os que vivem sem nenhuma esperança.

Em Sua declaração, Jesus omitiu a sentença da proclamação do profeta Isaías: “e o dia da vingança do nosso Deus” (Is 61:2, Nova Versão Internacional).

Como Jesus conhecia muito bem a missão que viera executar, sabia que esse detalhe somente teria seu cumprimento na consumação dos séculos, quando da Sua segunda vinda. Paulo assim descreve o grande dia da vingança: “Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda” (2Ts 2:8, Nova Versão Internacional).

Em Sua primeira vinda, em cumprimento dos serviços típicos e das mensagens dos profetas, Jesus veio revelar o caráter do Pai (Mt 11:25-30), e para ser “oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos”, e aparecerá segunda vez, não para tirar pecados, mas para trazer salvação aos que o aguardam” (Hb 9:28, Nova Versão Internacional). E também dar cumprimento ao “dia da vingança do nosso Deus”.

Pense: “Pois conhecemos aquele que disse: ‘A mim pertence a vingança; eu retribuirei’ e outra vez: ‘O Senhor julgarão seu povo’” (Hb 10:30, Nova Versão Internacional).

Desafio: “Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos” (Hb 10:39, Nova Versão Internacional).
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Referência:



Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
menu de navegação

Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Projeto que financia centenas de Obreiros Bíblicos na janela 10-40!!!

Livro de autoria do Pr. Albino Marks sobre a visão bíblica da origem do Universo. VALE A PENA LER!!!




Palavras cruzadas
Organizar frases
Relacionar colunas
Completar lacunas
Questões de múltipla escolha

Esta semana foram publicados 5 tipos diferentes de atividades.


AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 


Abertura para a Classe




 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho