3 º Trimestre de 2016 - O Papel da Igreja na Comunidade
Comentário da Lição 01 - A restauração de todas as coisas


22 usuários online   
Sexta-feira, 1/7/2016

ESTUDO ADICIONAL

Fonte: A | A | A
Comentário por Pr. Albino Marks envie para um amigo | versão para impressão
Os profetas ao longo dos séculos predisseram todos estes dramáticos acontecimentos. Porém, “quem creu em nossa mensagem?” (Is 53:1, Nova Versão Internacional).

Isaías faz uma descrição fascinante desta batalha espiritual: “Quem é, pois, este que vem de Edom, de Bosrá, com carmesim em suas vestes, inflando o peito sob a sua veste, arcado pela intensidade da sua força? Sou eu, que falo de justiça, que instauro processo para salvar. (...) Em meu coração, era dia de vingança, chegara o ano de executar a minha redenção. Eu olhei: nenhuma ajuda! Fiquei desolado: nenhum apoio. Então o meu braço me salvou e o meu furor foi o meu apoio. Esmaguei os povos, na minha cólera, Eu os embriaguei, no meu furor: o prestígio deles, fiz cair por terra” (Is 63:1-6, Tradução Ecumênica da Bíblia).

As vestes do grande combatente, o “Descendente da mulher”, o Filho do Homem, e o “Príncipe do Céu”, o Filho de Deus, foram tintas de vermelho, porque o Seu sangue foi derramado, “a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós” (Rm 8:4, NVI), na Pessoa do Filho do Homem. Cumprindo a justiça exigida, por Sua justiça instaurou o processo para resgatar e salvar pecadores. Naquela memorável batalha, sozinho, contra todas as hostes das trevas, iniciada no horto do Getsêmani, continuando nos julgamentos injustos e mentirosos dos tribunais presididos por humanos e culminando com o Gólgota sangrento, a justiça foi vindicada, o plano da Redenção executado e a vingança contra o autor da rebelião do pecado foi proclamada em triunfante aclamação pelo Universo: “Como caíste do céu, ó estrela da alva, filho da aurora! Como foste atirado à terra, vencedor das nações!” (Is 14:12, Bíblia de Jerusalém).

No entanto neste momento decisivo da batalha, “todos o abandonaram e fugiram” (Mc 14:50, Nova Versão Internacional).

Quando se sentiu só, sem ajuda e sem apoio, então o Seu amor pelo pecador e o ódio contra o pecado, agigantaram a Sua determinação de restaurar o domínio corrompido pela injustiça do pecado, e esmagar a cabeça da serpente, Satanás, condenando-o e destinando-o à destruição eterna.

No momento mais crucial desta luta, ficou sozinho, contra todas as hostes demoníacas, para cumprir o que estava predito pelo salmista Davi, “Jesus bradou em alta voz: ‘Meu Deus! Meu Deus! Por que Me abandonaste?’”! (Mt 27:46, Sl 22:1, Nova Versão Internacional).

Pense: ““Satanás dirigia a cruel massa nos maus tratos ao Salvador. Era seu desígnio provocá-Lo, se possível, à represália, ou levá-Lo a realizar um milagre para Se libertar, frustrando assim o plano da salvação. (...) Grande foi a ira de Satanás, ao ver que todos os maus tratos infligidos ao Salvador não Lhe forçaram os lábios a soltar uma só queixa. Embora houvesse tomado sobre Si a natureza humana, era sustido por uma força divina, e não Se apartou num só ponto da vontade do Pai (...)” (Desejado de Todas as Nações. ps. 734 e 735. (Destaque acrescentado).

Desafio: “Posto que Ele tivesse tomado sobre Si a natureza do homem, foi sustentado por uma divinal fortidão, e não se afastou na mínima coisa da vontade de Seu Pai” (História da Redenção, p. 219).
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Referência:



Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


rogerio - pinhais):
Os comentarios postados estão errados, estçao sendo postados os da lição 12 do 2º trimestre como se fossem da 1ª lição do 3º trimestre, vão corrigir? ou onde posso adquirilos?????
João - Concórdia ):
Repetições da lição anterior Erro de postagem😠😠😠😠
Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
menu de navegação

Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Projeto que financia centenas de Obreiros Bíblicos na janela 10-40!!!

Livro de autoria do Pr. Albino Marks sobre a visão bíblica da origem do Universo. VALE A PENA LER!!!




Palavras cruzadas
Organizar frases
Relacionar colunas
Completar lacunas
Questões de múltipla escolha

Esta semana foram publicados 5 tipos diferentes de atividades.


AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 


Abertura para a Classe




 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho