3 º Trimestre de 2019 - “Meus pequeninos irmãos”: servindo aos necessitado
Comentário da Lição 08 - “Meus pequeninos irmãos”


17 usuários online   
Segunda-feira, 19/8/2019

Vencendo o mal com o bem

Fonte: A | A | A
Comentário por Gerson Benedito Prado envie para um amigo | versão para impressão
A forma inusitada de Jesus ensinar, nas montanhas, praias, bosques e na utilização de aplicações práticas e imediatas, e ensinos revolucionários em favor dos necessitados e oprimidos, atraia multidões de seguidores que se postavam por horas diante Dele, abeberando-se com suas palavras, simples mas proferidas com autoridade, profundidade e alcance não encontradas nos mestres das sinagogas e escolas da época.

O objetivo educacional de Jesus era produzir uma transformação de vida da situação de dominados por um império estrangeiro ou conduzidos por uma liderança religiosa dogmática e impositiva, atribuladas, oprimidas, forçadas, muitas vezes rotinizadas e ritualizadas para um estilo de vida de bem viver.

Para tanto, Ele ensinou a mudança do foco da situação para o ideal, da reação para a ação, do mínimo necessário para o máximo satisfatório. Ordenou se “te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” e se desejar tua túnica, dá-lhe também a capa, ou se te forçar a andar uma milha, vai com ele duas, lições de ação e não de reação. Talvez, a lição mais difícil foi “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”, pois o povo judeu fora ensinado por séculos a odiar os que lhe opusessem.

Para Jesus essa é a forma correta de restaurar na humanidade a imagem e semelhança do Criador e torná-los, tanto quanto possível, perfeitos como Deus é perfeito (Mateus 5:38-48). E se o inimigo, apesar da opressão, da escravidão ou perseguição receber alimento quando faminto, água quando sedento, sentirá como que afogueada sua cabeça e o cristão terá vencido o mal com o bem (Romanos 12:20-21). E Jesus declarou que se o cristão der aos seus algozes bondade, serviço, mansidão e amor ao próximo, estarão cumprindo toda a lei e os profetas (Mateus 7:12).

Pense: “Sob uma tempestade de palavras ferinas e acusadoras, conservai apoiado o espírito na Palavra de Deus. Que o espírito e o coração sejam repletos das promessas divinas. Se sois maltratados ou acusados injustamente, em vez de responder com cólera, repeti a vós mesmos as preciosas promessas: ‘Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem’” Romanos 12:21.”. (EGW, CBV, p. 486.2).

Desafio: Apesar de toda a maldade que houver ao seu redor, pratique atos de bondade e amor.



Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Referência:



Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Gerson Benedito Prado
Especialista em Gestão do Negócio - ELETROBRÁS e Finanças Corporativas Internacionais; Professor de Administração, Economia, Empreendedorismo e Gestão de Negócios; Economista; Auditor; Analista de Sistemas. Autor de artigos sobre Prospecção de Cenários Público-Econômicos.
menu de navegação
 


Ainda não foram publicadas atividades nesta semana.

Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Projeto que financia centenas de Obreiros Bíblicos na janela 10-40!!!

Livro de autoria do Pr. Albino Marks sobre a visão bíblica da origem do Universo. VALE A PENA LER!!!



AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 





 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho