2 º Trimestre de 2016 - O evangelho de Mateus
Comentário da Lição 10 - Jesus em Jerusalém


10 usuários online   
Sábado, 28/5/2016

INTRODUÇÃO

Fonte: A | A | A
Comentário por Pr. Albino Marks envie para um amigo | versão para impressão
Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos” (Mt 21:42). O plano da salvação somente poderia tornar-se realidade com o cumprimento de todas as determinações da lei moral, da lei cerimonial, da lei sacerdotal e das leis civis. Todo o ritual do santuário tipificava todos os aspectos do plano da salvação, em cumprimento da condenação da lei moral e da graça típica revelada pela lei cerimonial. Nenhum detalhe, por menor que fosse, podia ser omitido na vida e morte vicária de Jesus. Tudo o que estava tipificado, foi cumprido. Se assim não fosse, o ritual do santuário teria sido uma imensa farsa, como o são todos os ritos e cerimonias do paganismo.

Por estas razões, “enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse: ‘Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios para que zombem dele. O açoitem e o crucifiquem. No terceiro dia ele ressuscitará” (Mt 20:17-19, Nova Versão Internacional).

Em Mateus 5:17, onde Jesus declara que não veio para abolir a lei ou os profetas, mas para cumprir, a palavra grega “plenrosai” permite a tradução, estabelecer totalmente, ou definitivamente. Foi para isso que Jesus veio, para realizar, cumprir, estabelecendo de maneira completa e definitiva tudo o que era ensinado tipicamente pelos símbolos e cerimônias do santuário, e fundamentado em tudo o que os profetas disseram a respeito de Sua missão para ratificar o ano da salvação. “Porque a Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a sua realidade” “Então acrescentou; ‘Aqui estou: vim para fazer a tua vontade’. Ele cancela o primeiro para estabelecer o segundo. Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas” (Hb10:1, 9 e 10, Nova Versão Internacional).

Descrendo este mesmo incidente na vida de Jesus, Lucas acrescenta: “Jesus chamou à parte os Doze e lhes disse: ‘Estamos subindo para Jerusalém, e tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem se cumprirá”. (Lc 18:31, Nova Versão Internacional). Nesta oportunidade Jesus usa a palavra profetas, para dizer que tudo o que está escrito a respeito dEle em toda a Escritura, terá seu cumprimento

Pense:Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntava: ‘Quem é este?’” (Mt 21:10, Nova Versão Internacional)

Desafio: A multidão que ia adiante dEle e os que o seguiam gritavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito é o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!’” (Mt 21:9, Nova Versão Internacional).
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
menu de navegação

Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Projeto que financia centenas de Obreiros Bíblicos na janela 10-40!!!

Livro de autoria do Pr. Albino Marks sobre a visão bíblica da origem do Universo. VALE A PENA LER!!!




Palavras cruzadas
Organizar frases
Relacionar colunas
Completar lacunas
Questões de múltipla escolha

Esta semana foram publicados 5 tipos diferentes de atividades.


AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 





 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho