2 º Trimestre de 2017 - Apascenta as Minhas ovelhas - 1° e 2° Pedro
Comentário da Lição 01 - Conhecendo Pedro


13 usuários online   
Segunda-feira, 27/3/2017

Confessando Cristo (Ano Bíblico: 1Sm 14–16)

Fonte: A | A | A
Comentário por Gerson Benedito Prado envie para um amigo | versão para impressão
A sabedoria de Jesus nos ilustra uma lição de prudência e encaminhamento de uma conversa sobre pessoas. Primeiro uma questão que permita ser respondida de forma genérica e sem comprometimento do interlocutor. Depois a pergunta direta e avaliativa, que pode mostrar se o respondente realmente está envolvido num relacionamento de compromisso ou se é apenas superficial. Jesus pergunta sobre o que ou quem dizem as pessoas ser Ele. Após dirige a estocada da pergunta direta, “mas vós, continuou Ele, quem dizeis que Eu sou”? (Mateus 16:15). A resposta de Pedro, tão incisiva quanto a pergunta, denota um raciocínio que vai além da própria compreensão que ele tinha do assunto, pois o próprio Cristo ao elogiá-lo não atribui a ele a resposta, mas a Deus que lhe revelou.

Essa declaração favorece o momento para Cristo mudar o rumo das abordagens de suas mensagens sobre o reino, passando a descrever com mais ênfase e detalhes o caminho a seguir doravante, rumo ao sofrimento, à paixão e ao Calvário. O que provoca uma reação de Pedro repreendendo o Salvador, o que faz Jesus pronunciar a conhecida reprimenda - apenas seis versículos após ter sido elogiado, com a frase “Arreda Satanás”. (Mateus 16:23).

Pedro apenas apresentou, nesse segundo momento, todo o seu desejo, suas ambições e sua própria vontade e compreensão da Missão messiânica de Cristo - restaurar o trono de Davi, refutar o poder romano e reconstruir o Israel terrestre. Seu egoísmo se avultou sobre o sonho de um reino terrestre. Nem por um instante pensou na vontade de Deus e Seus divinos planos para si e a humanidade. E nós, o que fazemos quando nossos sonhos e desejos não são agraciados pela vontade demonstrada de Deus para nossas vidas?

Pense: “Muitos dos discípulos que haviam esperado ardentemente que Jesus tomasse Seu lugar no trono de Davi, deixaram-nO ao perceber que Ele não tinha essa intenção. Mas Pedro e seus companheiros não se desviaram de sua fidelidade. A vacilante atitude dos que ontem louvavam e hoje condenavam, não destruiu a fé dos verdadeiros seguidores do Salvador. Pedro declarou: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’”. Mateus 16:16. Não esperou que honras reais coroassem seu Senhor, mas aceitou-O em Sua humilhação. Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, 289, Casa Publicadora Brasileira.

Desafio: Faça de Cristo o “Filho do Deus vivo” em sua vida e, se Ele o chamar para uma missão especial, ainda que signifique trocar “sua vida”, sonhada, pela vida que Deus lhe quer dar, diga sim! (Isaias 6:8)
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Gerson Benedito Prado
Mestrando em Teologia: Missiologia Urbana (UNASP/Andrews University); Especialização em Gestão do Negócio - ELETROBRÁS e Finanças Corporativas Internacionais; Professor de Administração, Economia, Empreendedorismo e Gestão de Negócios; Economista; Auditor; Analista de Sistemas. Autor de artigos sobre Prospecção de Cenários Público-Econômicos.
menu de navegação
 


Ainda não foram publicadas atividades nesta semana.

Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Projeto que financia centenas de Obreiros Bíblicos na janela 10-40!!!

Livro de autoria do Pr. Albino Marks sobre a visão bíblica da origem do Universo. VALE A PENA LER!!!



AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 





 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho