4 º Trimestre de 2016 - O livro de Jó
Comentário da Lição 01 - O fim


25 usuários online   
Terça-feira, 27/9/2016

RESTAURAÇÃO PARCIAL

Fonte: A | A | A
Comentário por Pr. Albino Marks envie para um amigo | versão para impressão
Na história de Jó encontramos três situações alternadas: felicidade, desgraça e felicidade. Já analisamos a declaração de Jó: “como nuvem passou a minha felicidade” (Jó 30:15, Almeida Revista e Atualizada), evidência clara de que Jó teve um período de felicidade em sua existência. Com o período de sofrimento, a felicidade passou como nuvem. “Pois a vida passa depressa, e nós voamos” (Sl 90:10, Nova Versão Internacional).

No entanto, Deus removeu o período de sofrimento de Jó, restaurando a sua felicidade, e “o tornou novamente próspero” (Jó 42:10, Nova Versão Internacional). É importante observar que o período da felicidade de Jó que havia passado como nuvem, foi restaurado em dose dobrada (Jó 42:10). É também interessante observar um detalhe sutil nesta felicidade dobrada; todos os bens materiais foram dobrados; os filhos e as filhas permaneceram no mesmo número; porém, o detalhe interessante é que Jó devia contar em torno de sessenta a setenta anos quando Deus permitiu que Satanás o atormentasse com perdas e sofrimento.

Esta compreensão está no contexto da declaração de Elifaz: “Temos do nosso lado homens de cabelos brancos, muito mais velhos que o seu pai” (Jó 5:10, Nova Versão Internacional). Dentro desta perspectiva, Jó viveu pelo menos o dobro do período de vida de antes do sofrimento. Depois desta dramática experiência, Jó viveu mais cento e quarenta anos. (Jó 42:16).

No entanto, esta restauração foi de tempo parcial, porque mesmo não tendo um final abrupto como dos exemplos estudados ontem, o segundo período da felicidade de Jó também chegou ao fim.

Em realidade, a história de Jó não pode ser desvinculada do grande conflito espiritual. É Deus quem desafia a Satanás em relação à integridade e fidelidade de Jó: “Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal” (Jó 1:8, Almeida Revista e Atualizada).

Pelo testemunho até então vivido, Deus tinha absoluta certeza de que Jó não O decepcionaria, mesmo na infelicidade. O importante na experiência de Jó, é que mesmo sem tomar conhecimento de que estava vindicando a justiça e o amor do caráter de Deus, ele permaneceu inabalável em sua lealdade.

O que tem real valor em nossa experiência cristã: a felicidade ou a integridade e fidelidade em relação a Deus?

Pense: “Jacó respondeu ao faraó: ‘São cento e trinta os anos da minha peregrinação. Foram poucos e difíceis e não chegaram aos anos da peregrinação dos meus antepassados’” (Gn 47:9, Nova Versão Internacional).

Desafio: “Saí nu do ventre de minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor” (Jó 1:21, Nova Versão Internacional).
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Referência:



Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
menu de navegação

Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Projeto que financia centenas de Obreiros Bíblicos na janela 10-40!!!

Livro de autoria do Pr. Albino Marks sobre a visão bíblica da origem do Universo. VALE A PENA LER!!!



Ainda não foram publicadas atividades nesta semana.


AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 





 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho