4 º Trimestre de 2016 - O livro de Jó
Comentário da Lição 12 - O redentor de Jó


26 usuários online   
Domingo, 11/12/2016

MEU REDENTOR VIVE

Fonte: A | A | A
Comentário por Pr. Albino Marks envie para um amigo | versão para impressão
No final da dura batalha de Jó, resistindo a todas às investidas de Satanás, Deus se manifestou como Jeovah, o Deus que existe, que é o Criador e o Mantenedor do Universo e com justiça trata com toda a Sua criação. Mas Jó também tinha a firme convicção de Deus como o seu Redentor (Jó 19:25-27).

Já foi analisado que Jó compreendia o profundo significado perdoador e redentor do holocausto (Jó 1:5). Este sacrifício típico substituto ensinava que o cordeiro inocente morria em lugar do pecador culpado. Na morte do substituto a justiça era executada, a culpa era apagada e a graça declarava o transgressor perdoado. Fundamentado neste ensino típico, Jó fez a poderosa declaração de fé: “Eu sei que o Redentor “Ga’al” vive”. A experiência de fé do patriarca estava estabelecida nos dois pilares: no Deus criador e no Deus redentor que existe, vive.

Lucas, convertido do paganismo, escreveu o seu evangelho para os gentios para convencê-los da existência do Deus de amor eterno e de graça infinita, que enviou o seu Filho para nascer como homem e tornar-se o Salvador de pecadores. Nesta perspectiva, Lucas remonta a linha genealógica de Jesus até “Adão, filho de Deus” (Lc 3:38, Nova Versão Internacional). Com esta declaração o evangelista está dizendo que a solução do pecado com toda a sua maldade, está unicamente centralizada nAquele que é o Criador do homem, que por ele tem amor eterno e se tornou o Salvador com a Sua morte substituta.

O evangelista João introduz o seu evangelho com uma declaração básica, que fundamenta e complementa os argumentos de Lucas: “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. (…) Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1:1 e 14, Nova Versão Internacional).

João apresenta a Jesus como o Deus eterno, Criador do Universo e de todas as coisas que nele existem, e como Aquele que se fez homem para viver entre os humanos e, como Redentor, pagar o preço de resgate para redimir o homem. Em sua introdução, liga os dois grandes acontecimentos na vida de Jesus em relação ao homem e o plano da salvação: fala dEle como Deus eterno e criador, para apresentá-lO como o cumprimento da promessa da redenção e seu ministério redentor em favor dos pecadores.

Este fundamento sustentou a Jó durante o seu incompreendido sofrimento. Ele sabia que o seu Criador e o seu Redentor viviam.

Pense: “Foram as Tuas mãos que me formaram e me fizeram. Irás agora voltar-Te e destruir-me? Lembra-te de que me moldaste como o barro; e agora me farás voltar ao pó?” (Jó 10:8 e 9, Nova Versão Internacional).

Desafio: “Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a Terra” (Jó 19:25, Nova Versão internacional).
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
menu de navegação

Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Projeto que financia centenas de Obreiros Bíblicos na janela 10-40!!!

Livro de autoria do Pr. Albino Marks sobre a visão bíblica da origem do Universo. VALE A PENA LER!!!



Ainda não foram publicadas atividades nesta semana.


AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 





 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho