3 º Trimestre de 2015 - Missionários
Comentário da Lição 09 - Pedro e os gentios


13 usuários online   
Quinta-feira, 27/8/2015

O DECRETO DE JERUSALÉM

Fonte: A | A | A
Comentário por Pr. Albino Marks envie para um amigo | versão para impressão
Conforme acompanhamos na experiência de Pedro, as dificuldades da Igreja Apostólica de compreensão da missão estavam ligadas a sua universalidade. Os apóstolos, mesmo convivendo e aprendendo os ensinos de Jesus, continuavam dominados pelo exclusivismo judeu. Deus foi revelando e orientando que a salvação é a dádiva de Deus para todos os homens.

Dificuldades maiores surgiram, quando se deu o confronto de doutrinas. Os apóstolos, e mais tarde com a conversão de Paulo, pregavam a salvação pela fé na graça de Deus por meio de Cristo Jesus. Os judeus, que aceitavam a mensagem, não conseguiam libertar-se do ritualismo praticado durante séculos e insistiam que os crentes vindos do mundo gentio deviam submeter-se à observância e prática de partes do ritualismo da lei de Moisés, como importantes para obter a salvação.

Os tipos para ensinar o plano da salvação foram transmitidos por intermédio de Moisés, mas quando a realidade veio - Cristo Jesus - o esboço típico ainda que não perdendo o seu valor como fonte de ensino, perdeu o seu lugar como instrumento típico, porque o Antítipo real, trouxe em brilho e grandeza graça sobre graça proclamando a verdade salvadora.

No entanto, Deus dirigia de maneira palpável a Igreja nascente. É importante observar os insondáveis caminhos de Deus na condução dos acontecimentos. Talvez o ritualista mais ferrenho, é usado para proclamar o fim dos ritos e tipos e apresentar em toda a pujança, realidade e glória a excelência de Cristo. “Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne” (Fp 3:3, Nova Versão Internacional).

O Concílio analisou os problemas surgidos e depois de avaliados e tomada a decisão, dois líderes receberam uma carta e foram enviados para Antioquia com a missão de esclarecer as questões, desfazer as dúvidas provocadas pelo ensino judaizante e fortalecer a unidade da igreja.

É importante destacar que o conhecimento de Cristo como Salvador e Senhor, o centro polarizador que todos atrai a Si, torna questiúnculas culturais como lixo, pois todos se tornam uma só e grande família espiritual em Cristo.

Pense:Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: Se vocês não forem circuncidados conforme o costume ensinado por Moisés, não poderão ser salvos. Isso levou Paulo e Barnabé a uma grande contenda e discussão com eles. Assim, Paulo e Barnabé foram designados, junto com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e com os presbíteros (...). ‘É necessário circuncidá-los e exigir deles que obedeçam à Lei de Moisés’” (At 15:1 e 2, Nova Versão Internacional).

Desafio: Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo” (Ef 2:13, Nova Versão Internacional).
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Referência:



Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
menu de navegação

Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Ministério Go-Ide (janela 10-40)

Livro de autoria do Pr. Albino Marks sobre a visão bíblica da origem do Universo. VALE A PENA LER!!!




Palavras cruzadas
Organizar frases
Relacionar colunas
Completar lacunas
Questões de múltipla escolha

Esta semana foram publicados 5 tipos diferentes de atividades.


AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 


Abertura para a Classe




 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho