1 º Trimestre de 2015 - Provérbios
Comentário da Lição 05 - As bênçãos dos justos


20 usuários online   

Domingo, 25/1/2015

A JUSTIÇA É HOLÍSTICA

Fonte: A | A | A
Comentário por Pr. Albino Marks envie para um amigo | versão para impressão
Deus traz em Seu caráter um conjunto de atributos que O identificam como a fonte de todo o bem. Não podemos afirmar que este ou aquele atributo do caráter de Deus é mais importante. Deus é uma totalidade perfeita e todos os atributos nEle se encontram dispostos de maneira perfeita formando uma unidade holística. Todos os atributos do Seu caráter atuam de maneira unida e perfeita para a salvação do homem e na administração de todo o Universo. Como seres humanos, temos a tendência de exaltar este ou aquele atributo, porque nos parece mais atraente e mais agrada ao nosso modo de pensar e agir. Todavia, os atributos do caráter de Deus são inseparáveis. Se um dos atributos fosse melhor ou superior aos outros, Ele deixaria de ser Deus.

Todos os atributos do caráter de Deus são parte integrante de Sua pessoa. Quando nos referimos ao amor de Deus, temos a tendência de mentalizar a ideia de que Deus tem amor. No entanto, analisando o conceito de amor, segundo o pensamento de Deus, compreendemos que “Deus é amor”. (1Jo 4:8). Do mesmo modo Ele é a justiça, é a perfeição, é a santidade, é a pureza, é a verdade, é a graça, é o perdão e tudo o mais que pudermos pensar a Seu respeito, tal como Ele é a vida.

Como Deus, pode ao mesmo tempo executar a justiça e derramar amor e graça sobre rebeldes pecadores? Como ser justo e ser amor? Somente porque Ele é. O Senhor Deus declarou para Moisés: “Eu Sou o que Sou

Assim como Deus é uma unidade holística perfeita em todos os Seus atributos, também cada atributo é uma totalidade perfeita. Salomão contrasta a justiça maculada com desonestidade, ambição egoísta, violência, do ser humano dominado pelo pecado, com a justiça que livra da morte, provê o sustento para quem confia no Senhor da justiça e o coroa de bênçãos.

No coração de Deus, a vida de Seus filhos em sua passagem por este mundo deve ser lembrada como uma bênção, refletindo a justiça perfeita em contraste com a podridão dos perversos.

Pense:Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos”. (Mt 5:6, Nova Versão Internacional).

Desafio: A memória deixada pelos justos será uma bênção, mas o nome dos ímpios apodrecerá”. (Pv 10:7, Nova Versão Internacional).
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Referência:



Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
menu de navegação

Ainda não foram publicadas atividades nesta semana.


AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 


Abertura para a Classe

Informativo Missões


Lições da Bíblia Novo Tempo
Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Ministério Ide (janela 10-40)


 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho