3 º Trimestre de 2015 - Missionários
Comentário da Lição 01 - A natureza missionária de Deus


28 usuários online   
Novidade: RESUMO para quem vai passar a lição - Veja, todas as sextas-feiras, em ".EXTRAS", ao lado
Quarta-feira, 1/7/2015

A INICIATIVA DE DEUS PARA NOS SALVAR

Fonte: A | A | A
Comentário por Pr. Albino Marks envie para um amigo | versão para impressão
O sacrifício substituto de Deus, ensinando o plano da graça em favor do pecador teve início junto ao portão do jardim do Éden. A iniciativa para o plano da salvação é de Deus e não do homem. Assim, quando Adão e Eva pecaram e quebraram seu relacionamento com Deus, “percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintos para si” (Gn 3:7, Almeida Revista e Atualizada).

Despidos da justiça de Cristo, recorreram à justiça própria para suprir a nudez espiritual e física. Todavia, como a justiça própria torna o homem “como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia” (Is 64:6, ARA), eles se afastaram e “esconderam-se da presença do Senhor Deus, (...) entre as árvores do jardim” (Gn 3:8, Almeida Revista e Atualizada).

Deus tomou a iniciativa procurando-os e, depois de confrontá-los com o pecado apresentou o plano de Sua graça redentora. Para confirmar a oferta da graça, o primeiro cordeiro foi morto em sacrifício em favor do pecador. Não como iniciativa do homem, sentindo a sua necessidade e apresentando algo para obter o favor divino, mas como iniciativa de Deus, revelando o Seu amor eterno, o Seu plano de graça e oferecendo ao homem caído a oportunidade de aceitar ou rejeitar a dádiva.

Do cordeiro morto e sacrificado “fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu” (Gn 3:21, Almeida Revista e Atualizada). A justiça própria, as folhas de figueira, foi lançada ao pó e a justiça de Cristo simbolicamente envolveu o pecador cobrindo a sua nudez espiritual e física. No sacrifício do cordeiro para prover as vestes de pele para Adão e Eva, houve a necessidade de derramamento de sangue, que se constituiu na primeira demonstração de que Cristo viria para morrer em lugar do homem, como a dádiva da graça divina. “Para que todo o que nele crer tenha a vida eterna” (Jo 3:15, Nova Versão Internacional).

No serviço típico cerimonial israelita este primeiro cordeiro sacrificado como a dádiva de Deus em favor do pecador, era representado pelos cordeiros do Sacrifício Contínuo. Este sacrifício ensina que toda a iniciativa para salvar parte de Deus. “Toda manhã e tarde, um cordeiro de um ano era queimado sobre o altar, com sua apropriada oferta de manjares, simbolizando assim a consagração diária da nação à Jeová, e sua constante necessidade do sangue expiatório de Cristo” (Patriarcas e Profetas, p. 352).

Pense:Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido” (Is 53:4, Nova Versão Internacional).

Desafio: Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus” (2Co 5:21, Nova Versão Internacional).
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Referência:



Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
menu de navegação
Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Ministério Go-Ide (janela 10-40)



Palavras cruzadas
Organizar frases
Relacionar colunas
Completar lacunas
Questões de múltipla escolha

Esta semana foram publicados 5 tipos diferentes de atividades.


AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 


Abertura para a Classe




 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho