3 º Trimestre de 2016 - O Papel da Igreja na Comunidade
Comentário da Lição 09 - Jesus ministrava às necessidades das pessoas


10 usuários online   
Sexta-feira, 26/8/2016

ESTUDO ADICIONAL

Fonte: A | A | A
Comentário por Pr. Albino Marks envie para um amigo | versão para impressão
Paulo foi um pregador do evangelho que estava possuído por uma paixão: “Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este crucificado” (1Co 2:2, Nova Versão Internacional).

Este foi o moto de sua vida, misturando-se com as mais diferentes etnias, classes e convicções espirituais e para todos tinha a mesma mensagem: existe o Deus eterno e Ele está executando o Seu plano de salvação e restauração “por meio do homem que designou. E deu prova disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (At 17:31, Nova Versão Internacional).

“Nenhuma eloquência de palavras, nem força de argumentos podem converter o pecador. Somente o poder de Deus pode imprimir a verdade no coração. (...) As palavras de Paulo contém um tesouro de conhecimento para a igreja. Estava ele numa posição em que facilmente poderia ter dito qualquer coisa que teria irritado seus orgulhosos ouvintes, colocando-se a si mesmo em dificuldade. Tivesse sua oração sido um ataque direto a seus deuses e aos grandes homens da cidade, e ele teria corrido o perigo de sofrer a sorte de Sócrates. Mas, com o tato nascido do divino amor, cuidadosamente ele afastou-lhes a mente de suas divindades pagãs, revelando-lhes o verdadeiro Deus, para eles desconhecido" (Atos dos Apóstolos, ps. 240 e 241).

Paulo dá um poderoso exemplo de como misturar-se com o povo em suas diferenças culturais, suas necessidades temporais e espirituais sem criar oposição e barreiras para a comunicação da sua mensagem. Se avaliarmos que a mensagem da salvação do pecado para a dádiva de vida eterna pela fé em Jesus, era completamente nova para o mundo pagão, o êxito de Paulo foi extraordinário.

Em Atenas, o centro cultural e filosófico do mundo de então, a reação foi surpreendente. Tanto o povo simples das ruas como os que se consideravam letrados, como os filósofos epicureus e estóicos (At 17:18), manifestaram interesse em ouvir Paulo, um estrangeiro desconhecido. Não apenas o ouviram, mas expressaram o desejo de ouvi-lo em outra oportunidade (At 17:32).

A questão importante para a pregação da mensagem é identificar-se com as necessidades temporais das pessoas, demonstrando que as queremos bem e o seu bem-estar, para então abrir-lhes a mente para as necessidades espirituais e eternas.

Pense: “Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: ‘Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?” (At 17:19, Nova Versão Internacional).

Desafio: “Pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio” (At 17:23, Nova Versão Internacional).
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Referência:



Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
menu de navegação

Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Projeto que financia centenas de Obreiros Bíblicos na janela 10-40!!!

Livro de autoria do Pr. Albino Marks sobre a visão bíblica da origem do Universo. VALE A PENA LER!!!




Palavras cruzadas
Organizar frases
Relacionar colunas
Completar lacunas
Questões de múltipla escolha

Esta semana foram publicados 5 tipos diferentes de atividades.


AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 


Abertura para a Classe




 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho