2 º Trimestre de 2014 - Cristo e Sua lei
Comentário da Lição 03 - Cristo e a tradição religiosa


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Sexta-feira, 18/4/2014

ESTUDO ADICIONAL

Fonte: A | A | A
Comentário por Pr. Albino Marks envie para um amigo | versão para impressão
Não pode ser diferente, pois, quando o pecador aceita a graça em Jesus, aceita Jesus e tudo o que Ele determina para a conduta no reino da graça. Ora, se aceitar a Jesus significa que a lei moral é escrita no coração, ou na mente, quando alimentada qualquer ideia pecaminosa, mentalmente ela já está sendo praticada. Isto significa que Jesus realçou o verdadeiro sentido espiritual da observância da lei moral. Não só acusa como pecado a ação consumada, mas a ideia alimentada.

Os fariseus, com todo o seu zelo, que Paulo qualifica como “zelo que não é iluminado pelo conhecimento”, – Rm 10:2 – Tradução Ecumênica da Bíblia, transmitiam os ensinos de Deus, corrompidos por preceitos humanos, e assim fundamentavam a conduta espiritual na letra da lei moral, sem compreender o seu espírito.

O termo grego dikaiosune, em Mateus 5:20, comunica uma ideia muito mais ampla do que o nosso vernáculo: justiça. O termo grego qualifica o caráter moral da pessoa. Quando o grego declara que a dikaiosune de Deus é, está dizendo que o caráter moral de Deus é… Portanto, em harmonia com o termo grego, Jesus está declarando que se o nosso caráter moral não atingir a semelhança do caráter de Deus, é impossível entrar no Seu reino.

Para obter o caráter moral semelhante ao caráter de Deus, é preciso entender outra ideia contida na palavra grega dikaiosune, e aceitar o ato que ela define no contexto de Romanos 1:17: “De fato, é nele que a justiça – dikaiosune – de Deus se revela, pela fé e para a fé, segundo o que está escrito: Aquele que é justo pela fé viverá”. – TEB.

O Evangelho eterno revela que a dikaiosune de Deus é Jesus. Por meio de Jesus, Deus revelou a Sua graça justificadora e santificadora, que é o poder de Deus para resgatar pecadores do mistério da iniquidade e transformá-los em santos, pelo mistério da salvação, habilitados para viver eternamente na Sua presença. Portanto, a nossa justiça somente ultrapassará a justiça dos fariseus quando aceitarmos a dikaiosune de Deus: graça justificadora e santificadora que nos confere caráter moral semelhante ao de Deus. Isto é pela fé em Jesus. É dom de Deus.

Pense: “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade... Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça”. Jo 1:14 e 16 – Nova Versão Internacional.

Desafio: “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus”. – 2Co 5:21 – Nova Versão Internacional.

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Comentário por: Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
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