1 º Trimestre de 2016 - Rebelião e Redenção
Comentário da Lição 07 - Os ensinos de Jesus e o grande conflito


27 usuários online   
Segunda-feira, 8/2/2016

PLANTIO E COLHEITA

Fonte: A | A | A
Comentário por Pr. Albino Marks envie para um amigo | versão para impressão
Jesus, em Seus ensinos, usou muitas ilustrações, contadas em forma de parábolas, para apresentar os conceitos que regem a maneira de Deus atuar no grande conflito espiritual contra Satanás.

“A missão de Cristo não foi compreendida pelos homens de Seu tempo. A maneira de Sua vinda não estava em harmonia com a expectativa deles. (...) Como resposta a esta expectativa, deu Cristo a parábola do semeador. O reino de Deus não devia prevalecer pela força de armas nem por intervenções violentas, mas pela implantação de um princípio novo no coração dos homens” (Parábolas de Jesus, ps. 34 e 35).

Nesta parábola, Jesus coloca em destaque quatro reações distintas dos ouvintes da mensagem do evangelho e enfatizando a ação de Satanás para impedir que a semente dos princípios do reino de Deus nasça no coração.

A primeira situação apresenta o ouvinte desatento que ouve, mas não se detém para escutar com atenção e compreender os conceitos da verdade. O inimigo é simbolizado por aves, atrações interpostas entre o mensageiro e o ouvinte de modo que passados poucos momentos, não lembra nada do que ouviu. A mente estava em outro lugar e as distrações comeram todas as sementes da mensagem.

Na segunda situação, o ouvinte se regozija com as boas novas, nunca ouvidas antes, mas imagina que todas as suas dificuldades serão resolvidas como por encanto. Como isso não acontece, ao primeiro momento de tribulação criado pelo inimigo, abandona a sua esperança e a alegria pela mensagem do Reino morre como planta em terreno pedregoso e pouca terra.

O terceiro tipo de solo humano é aquele que está eivado por sonhos e esperanças na transitória passagem por este mundo. Dinheiro, poder, prosperidade material, fama, prazeres, são espinheiros imediatos que crescem com rapidez e dominam as ilusórias aspirações da erva que hoje nasce e amanhã já desaparece. O eterno e glorioso é subjugado pela miragem do transitório.

Na última comparação Jesus mostra que existem mentes desejosas de conhecer algo melhor do que tudo o que já experimentaram nesta vida. Eles “ouvem a palavra e a entendem” (Mt 13:23), e suas vidas são transformadas em uma lavoura dourada produzindo frutos abundantes para o celeiro do Reino de Deus.

Pense: “O conhecimento da verdade depende, não tanto da capacidade intelectual como da pureza de propósito, da simplicidade de uma fé sincera e confiante” (Parábolas de Jesus, p. 59)

Desafio: “Tudo quanto desvia de Deus o espírito e aparta de Cristo as afeições, é um inimigo da alma” (Parábolas de Jesus, p. 53).
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Referência:



Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
menu de navegação

Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Projeto que financia centenas de Obreiros Bíblicos na janela 10-40!!!

Livro de autoria do Pr. Albino Marks sobre a visão bíblica da origem do Universo. VALE A PENA LER!!!



Ainda não foram publicadas atividades nesta semana.


AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 


Abertura para a Classe




 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho