4 º Trimestre de 2014 - 4 Trimestre 2014
Comentário da Lição 01 - Tiago, irmão do Senhor


19 usuários online   

Quinta-feira, 2/10/2014

Tiago e Jesus

Fonte: A | A | A
Comentário por Wanderley Gazeta envie para um amigo | versão para impressão
Como irmão, tendo compartilhado da vida familiar, Tiago era um profundo conhecedor de Jesus, de Seus hábitos e, sobretudo, de Seu caráter. Nada como a vida em família para revelar a verdadeira natureza de alguém. Na dimensão social, o comportamento das pessoas tende a ser (muito ou pouco) alterado, conforme as diferentes circunstâncias e situações exigem ou permitem. Dependendo do ambiente, podem surgir fatores que afetam as reações inibindo ou incentivando atitudes que não representam o estado natural de uma pessoa. Na vivência familiar, todos os traços de caráter, positivos e negativos, são descortinados e se mostram de forma transparente, sem “máscara”. No ambiente familiar temos os grandes desafios pessoais e oportunidades da prática da paciência, da cortesia, do amor, da compaixão, da humildade e tantas outras virtudes que devem tornar-se mais presentes nas relações humanas dentro da família.

Tiago teve o grande privilégio de observar e aprender o valor da coerência entre o que se prega e o que se vive. Estas observações o capacitaram a reconhecer em Jesus o grande Messias. Com Ele Tiago aprendeu quão importante é o equilíbrio no uso do conhecimento articulado com a sabedoria, da fé articulada com a firmeza de propósito e com o domínio próprio. Em sua epístola essas qualidades são apresentadas de várias maneiras, do início ao fim, de forma pragmática e simples, como alguém que fala do que viu, do que aprendeu e do que pratica.

Pense: “Ele [Jesus] sempre demonstrava um espírito amável e generoso. Suas mãos laboriosas estavam sempre prontas a servir os outros. Era paciente e verdadeiro. Firme como uma rocha em questão de princípios, jamais deixou de ser gentil e cortês para com todos que o cercavam. Em Seu lar, e onde quer que pudesse estar, era como a luz do sol. Era atencioso e gentil com os mais idosos e pobres, e mostrava bondade até com os animais. Cuidava com carinho de um pássaro ferido e cada ser vivo sentia-se mais feliz em Sua presença.” (Vida de Jesus, p. 30).

Desafio: Que tipo de testemunho daria qualquer membro da sua família a seu respeito? De que forma isso ajuda ou atrapalha em sua pregação aos outros? A qualidade da sua fé tem alguma relação com a coerência com que você realmente vive? Ou você é daqueles que diz: “Faça como eu falo, mas não faça como eu faço”?
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Referência:



Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Wanderley Gazeta
É professor no UNASP desde 1982. Casado com Sônia M. M. Gazeta, tem dois filhos, Jean Marcel e Marcus Fernando.
menu de navegação


Palavras cruzadas
e outras atividades
Clique aqui para conhecer

Esta semama foram publicados 4 tipos diferentes de atividades.



AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como



Abertura para a Classe

Informativo Missões


Lições da Bíblia Novo Tempo
Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Ministério Ide (janela 10-40)


 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho