1 º Trimestre de 2015 - Provérbios
Comentário da Lição 10 - Por trás da máscara


35 usuários online   

Quarta-feira, 4/3/2015

O AMIGO COMO INIMIGO

Fonte: A | A | A
Comentário por Pr. Albino Marks envie para um amigo | versão para impressão
Como você se sente quando tem alguém como amigo, confia a ele um segredo e dentro de poucas horas descobre que aquilo que você sussurrou aos ouvidos foi proclamado dos telhados, quando esperava a reciprocidade de confiança. (Mt 10:27). O amigo, em verdade, transformou-se em inimigo.

Ainda que situações com estas não sejam as mais comuns, porém elas existem com mais intensidade que imaginamos e causam desagradáveis desapontamentos.

Encontramos, porém, amigos que em sua lealdade são também sinceros e honestos em sua franqueza para corrigir as nossas falhas. “Uma crítica franca vale mais que um interesse escondido” (Pv 27:5, Bíblia Viva). Nestas circunstâncias o pretenso amigo também pode ser um inimigo, porque com seu amor disfarçado não encontra coragem suficiente para advertir-nos dos nossos erros.

Quando Pedro, não compreendendo a missão de Jesus, externou uma dúbia simpatia, dizendo que coisa alguma do que Jesus temia iria acontecer, recebeu a resposta franca, mas amorosa e leal de seu maior Amigo: “Para trás de mim Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens” (Mt 16:23, Nova Versão Internacional).

Existem muitos amigos que não conhecendo as coisas de Deus, mas somente as dos homens, tornam-se pedra de tropeço com seu comportamento e suas ideias.

Outro provérbio adverte: “Melhor é o castigo de quem ama de verdade, do que os beijos dados por um falso amigo” (Pv 27:6, Bíblia Viva). O argumento fundamenta-se no conceito do anterior: Amigo à toda a prova é aquele que revela lealdade e sinceridade em todas as circunstâncias, porém, o falso amigo mostra-se bajulador e interesseiro.

Jesus estava no horto do Getsêmani, preparando-se para a batalha final do grande conflito entre a verdade e a falsidade, quando Judas entrou no horto com uma turba para prendê-lO. Com o falso beijo da traição, na escuridão da noite, Judas identificou a quem procuravam. Jesus, com um olhar de compaixão que atravessou as trevas, fitando-o nos olhos, disse: “Amigo, com um beijo trais o filho o homem?

Pense:Como duas lâminas de ferro ficam mais afiadas quando são esfregadas uma contra a outra, dois amigos que discutem seus problemas com sinceridade acabam mais amigos e mais maduros do que antes” (Pv 27:17, Bíblia Viva).

Desafio: Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade” (Pv 27:9, Nova Versão Internacional).
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Referência:



Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
menu de navegação

Ainda não foram publicadas atividades nesta semana.



AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como



Abertura para a Classe

Informativo Missões


Lições da Bíblia Novo Tempo
Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Ministério Ide (janela 10-40)

Lição dos adultos em LIBRAS
     

 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho