4 º Trimestre de 2019 - Esdras e Neemias
Comentário da Lição 11 - Apostasia do Povo


29 usuários online   

Domingo, 8/12/2019

Liderança do templo corrompida

Fonte: A | A | A
Comentário por Gerson Benedito Prado envie para um amigo | versão para impressão
Ao sair Israel do Egito, “subiu com eles muita mistura de gente” (Êxodo 12:38), e Neemias também registra o povo de Deus com pessoas que poderiam influenciá-los à idolatria e crenças falsas (Neemias 13:1-3). O problema não era serem estrangeiros, mas influenciar a uma fé diferente, como já advertira Moisés (Deuteronômio 23:3-6).

Ao retornar Neemias de sua viagem à capital do reino, encontrou o sumo sacerdote Eliasibe aparentado com Tobias, amonita, cuja esposa era da família do sumo sacerdote. Eliasibe permitiu a Tobias morar num aposento do templo, removendo dali as coisas consagradas e transformando aquele grande espaço em moradia de seu aparentado. Eliasibe também se aparentara com Sambalate pelo casamento da filha deste com seu neto. Sambalate e Tobias foram fortes oponentes da obra da casa de Deus e da cidade que levava Seu nome.

E ao ser lido o livro de Moisés sobre estrangeiros, separaram deles todos estrangeiros, que chamaram de “elemento misto”. Mas formara-se um complô poderoso contra o governo de Neemias, pela união da mais alta hierarquia da nação com os mais fortes inimigos dos judeus. A união “política” entre o principal líder religioso dos judeus com o amonita Tobias e o horonita Sambalate dava a ambos importância principesca entre os judeus, tornando-os líderes e desprestigiando a liderança de Neemias.

Ao conhecer o que fizera o sumo sacerdote com o espaço sagrado, Neemias indignou-se e irritou-se profundamente a ponto de determinar que fossem atirados fora todos os móveis da casa de Tobias e restituiu aos seus lugares os objetos dali retirados (Neemias 13:1-9).

Eliasibe se unira com dois dos maiores inimigos da nação judaica (Neemias 2:10, 19). Conhecia o que eles haviam feito, porque até trabalhara com seus irmãos na reedificação dos muros, portas e torres de Jerusalém (Neemias 3:1).

Pense:Se os irmãos dirigentes não cumprem fielmente seu dever, os liderados também não atenderão aos seus. Os líderes da obra [….] precisam ser exemplos do rebanho em todos os lugares. Se fizerem isso, terão grande recompensa. Se falharem e ainda permanecerem em seus cargos, terão uma terrível conta a prestar.”. (EGW,TI, v. 1, p. 678).

Desafio: Qual seja a sua posição ou responsabilidade, entregue seus dons e talentos a Deus.


Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

Divulgue o site aos seus seguidores :


Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Gerson Benedito Prado
Especialista em Gestão do Negócio - ELETROBRÁS e Finanças Corporativas Internacionais; Professor de Administração, Economia, Empreendedorismo e Gestão de Negócios; Economista; Auditor; Analista de Sistemas. Autor de artigos sobre Prospecção de Cenários Público-Econômicos.
menu de navegação

 


Ainda não foram publicadas atividades nesta semana.

Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Projeto que financia centenas de Obreiros Bíblicos na janela 10-40!!!

nosso patrocinador!!!




   › Resumo de abertura para Estudo da Lição

AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 




Lição dos adultos em LIBRAS
     


 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho