3 º Trimestre de 2017 - O evangelho em Gálatas
Comentário da Lição 08 - De escravos a herdeiros


21 usuários online   
Quinta-feira, 17/8/2017


Fonte: A | A | A
Comentário por Pr. Albino Marks envie para um amigo | versão para impressão
“Outrora, porém, não conhecendo a Deus, servíeis a deuses, que por natureza, não o são” (Gl 4:8, Almeida Revista e Atualizada).

É evidente que Paulo não mais está preocupado em refutar os argumentos dos judaizantes, mas em firmar a fé dos gálatas que vieram de práticas onde não conheciam a Deus e o Seu plano para salvar tanto a judeus como a gentios. Quando viviam na ignorância e trevas espirituais, serviam a deuses que não têm nenhuma credencial para vindicar a sua divindade. Ou, adoravam criaturas irracionais, ou ídolos sem vida que nada tem de divino.

A pregação de Paulo trouxe um novo conhecimento que conduziu à vida espiritual rica em bênçãos não desfrutadas no paganismo vazio. O Espírito Santo, com Sua presença no templo da alma comunicou a alegria da salvação, o amor de Deus, a paz interior e todos os outros dons. Acima de tudo tornaram-se “conhecidos de Deus”, ou foram integrados à família de Deus mediante o relacionamento de intimidade baseado na fé e no amor. O amor de Deus despertou-os para uma experiência de alegria, paz e glória espiritual, ao que responderam com amor a Deus, como Pai, a Cristo Jesus como Salvador e ao Espírito Santo como guia espiritual.

No entanto, assim que foram estimulados pelos judaizantes, a praticas externas que apelavam aos sentimentos, tiveram nesses rudimentos o apelo para as formalidades espirituais a que estavam habituados. Com facilidade aceitaram os rituais e festas israelitas.

Paulo procurou trazê-los de volta à realidade chamando as práticas esvaziadas do ritualismo israelita de “fracas e pobres”, e de escravidão espiritual. A verdadeira riqueza espiritual encontra-se em Cristo em quem está a “plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus - Cristo” (Cl 2:2, Almeida Revista e Corrigida).

O sábado semanal nunca recebeu o papel de tipificar algum acontecimento futuro. Quando foi estabelecido por Deus não havia pecado e, portanto, nada para tipificar. O sábado semanal foi estabelecido por Deus como memorial, monumento para lembrar um acontecimento no tempo e no programo divino de Suas obras criadoras. O acontecimento é a criação da vida no planeta Terra. O sábado semanal não é sombra de um acontecimento futuro; é memorial de um acontecimento passado. Os sábados cerimoniais eram típicos de acontecimentos futuros. Eram a sombra da realidade que estava no futuro - Cristo.

Pense: “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós; pudera eu estar presente, agora, convosco e falar-vos em outro tom de voz; porque me vejo perplexo a vosso respeito” (Gl 4:19 e 20, Almeida Revista e Atualizada).

Desafio: “Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por Ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?” (Gl 4:9, Nova Versão Internacional).
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.
menu de navegação
 


Ainda não foram publicadas atividades nesta semana.

Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Projeto que financia centenas de Obreiros Bíblicos na janela 10-40!!!

Livro de autoria do Pr. Albino Marks sobre a visão bíblica da origem do Universo. VALE A PENA LER!!!



AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 





 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho