2 º Trimestre de 2014 - Histórias de Sobreviventes
Comentário da Lição 04 - Esta é a Minha História


29 usuários online   

Quarta-feira, 23/4/2014

Coragem para Testemunhar

Fonte: A | A | A
Comentário por Vanius Henrique Dias envie para um amigo | versão para impressão
Olá! Hoje queremos levar você em uma viagem para a Africa, mais precisamente Guiné-Bissau, um país bem diferente do nosso em vários aspectos. Em Guiné-Bissau a religião predominante é o animismo, que é a crença nos espíritos. Esses espíritos são conhecidos como Irã, e na verdade Irã é ninguém menos que Satanás e seus anjos.

Quando um criança nasce lá em Guiné-Bissau, a maior parte das famílias dedica o bebê à Irã, e isso é feito através de uma cerimônia na qual é colocado na cintura do recém nascido um cordão, que simboliza a proteção de Irã para aquela criança. Em outras palavras, os animistas pedem à Satanás que proteja a vida das pessoas. A crença tradicional é que, o cordão não pode ser tirado em hipótese nenhuma, pois se for tirado, a proteção também é retirada, e assim a pessoa que rompe o cordão estará condenada à morte. Os familiares costumam expulsar de casa aqueles que resolvem tirar o cordão.

Nesse contexto, temos a história de um jovem guineense chamado Betchi Sanha. Betchi era um típico jovem de Guiné-Bissau que como maioria foi dedicado a Irã no dia em que nasceu, e possuía não um, mas vários cordões. Um dia Betchi foi convidado por seu irmão Clode para assistir uma programação evangelística na igreja Adventista. Ele foi, gostou, e em poucos dias se decidiu pelo batismo, mas enfrentou sérios problemas com sua família, especialmente sua mãe.

A mãe de Betchi deixou claro que, caso ele e seu irmão Clode tirassem os cordões e fossem batizados, os dois teriam que ir embora de casa. Betchi orou a Deus, pediu sabedoria para tomar uma decisão. Depois de alguns dias muito tensos, Betchi diz à sua família que iria se batizar, mas seu irmão Clode desistiu. A decisão de Betchi causou grande fúria em sua mãe, que imediatamente não apenas o mandou embora de casa, mas também impediu que entrasse na casa até mesmo para comer. Ele não fraquejou, contou com a ajuda dos irmãos da igreja e permaneceu firme. Que coragem não é mesmo!

Isso tudo aconteceu em 2008, e hoje depois de muito oração sua mãe o aceitou de volta, e seu irmão Clode também foi batizado. Atualmente sua mãe está se preparando para receber estudos bíblicos e tem boa relação com os membros da igreja no bairro do Empantcha. Com a graça de Deus, um dia ela também será batizada, romperá seu pacto com Irã, assim como Betchi e Clode.

Pense: “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo" (Lucas 14 : 26). O que esse texto significa pra você?

Decisão: Peça a Deus que te dê coragem para ser fiel, e não nunca desista de ser uma testemunha de Cristo.
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Referência: Por Flávio Brito e Vanius Dias


Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Cesar Augusto - Bnh da Reta):
Tem 16 Anos, Eu Moro BNH, minha Família se Orou
Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Vanius Henrique Dias
Tem 35 anos, casado, aluno do 4º ano de teologia do Unasp, é casado com Elisabete, pai da Esther. A família trabalhou durante um ano como missionária em Guiné-Bissau, África.
menu de navegação


Palavras cruzadas
e outras atividades
Clique aqui para conhecer

Esta semama foram publicados 5 tipos diferentes de atividades.


Inf. Missões (adultos)
Inf. Missões (menores)


LIÇÃO Adolescentes CPB
Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Ministério Ide (janela 10-40)


 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2005


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho