2 º Trimestre de 2019 - As estações da família
Comentário da Lição 08 - Paternidade e Maternidade,


16 usuários online   
Sexta-feira, 24/5/2019

Pontos para reflexão

Fonte: A | A | A
Comentário por Gerson Benedito Prado envie para um amigo | versão para impressão
Todos os seres humanos são “pródigos”. Afastam-se do Pai, tomando-Lhe parte de Sua fazenda, o tempo, a adoração, a santidade, as riquezas da natureza, e, principalmente, a “imagem e semelhança”.

A paternidade e maternidade aproximam a humanidade da Divindade, conferindo-lhe a capacidade de gerar novos seres humanos. Este é o desejo de muitos, mas nem todos realizam. A Bíblia menciona pessoas que não tiveram filhos até idade avançada ou só os tiveram após muita oração e clamor.

Outros, por sua vez, tiveram paternidade ou maternidade sem a família completa, faltando o cônjuge. Por viuvez ou outro motivo qualquer, porém, cumpriram suas responsabilidades, apesar do ônus dos muitos sacrifícios.

Educar, diz o dicionário, é “dar a (alguém) todos os cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade”. Que responsabilidade! Na reflexão de terça-feira o título era “A alegria e a responsabilidade de educar filhos”. Realmente há alegrias ao acompanhar o desenvolvimento, vitórias, superações alcançadas pelos filhos, mas há toda essa responsabilidade de cuidar de forma total, segundo a necessidade de cada filho, pois há temperamentos, condições de aprendizagem e assimilação diferentes. Assim, paternidade e maternidade é muito mais responsabilidades, pois além dos propósitos humanos, há os espirituais a transferir aos filhos.

Além de educar, os pais devem discipular os filhos, levando-os a compreenderem, amarem e praticarem os ensinamentos de Jesus, atendendo sua ordem de testemunhar e pregar.

E se o filho se afastar do redil do Bom Pastor, procurá-lo e retornando ele ao lar, acatá-lo com amor e alegria.

As famílias também lidam com perdas, como a perda da saúde e da confiança, a perda da liberdade ou da vida, que será o assunto para reflexão na próxima semana. Deus conceda Seu Santo Espírito para sermos pais e mães santificados e santificadores e para aceitarmos as perdas que a vida antes da eternidade possa nos reservar.

Pense:No desempenho de vosso trabalho por vossos filhos apegai-vos à poderosa força de Deus. Encomendai vossos filhos ao Senhor em oração. Trabalhai por eles fervente e incansavelmente. Deus ouvirá vossas orações e os atrairá a Si. Então, no último grande dia, podeis trazê-los a Deus, dizendo: “Eis-me aqui, com os filhos que me deu o Senhor. ” Isaías 8:18”. (EGW, LA, p. 536. 1)

Desafio: Executar sua paternidade ou maternidade de modo a honrar a Deus e ter no Céu os seus filhos.
Coloque o seu comentário abaixo. Participe dando a sua contribuição para esse nosso ambiente de estudo. Você é parte dele! Distribua as bênçãos que Deus lhe confiou, e Ele as multiplicará em sua vida e na dos outros também!

divulgue o site aos seus seguidores


Referência:



Se você aprecia este ambiente, divulgue o endereço em sua igreja e envie este comentário para um amigo


Nome:
igreja/cidade:
E-mail:
Comentário:

Comentário por: Gerson Benedito Prado
Especialista em Gestão do Negócio - ELETROBRÁS e Finanças Corporativas Internacionais; Professor de Administração, Economia, Empreendedorismo e Gestão de Negócios; Economista; Auditor; Analista de Sistemas. Autor de artigos sobre Prospecção de Cenários Público-Econômicos.
menu de navegação
 


Ainda não foram publicadas atividades nesta semana.

Culto Divino ao vivo (sexta 20h e sábado 9h)
Projeto que financia centenas de Obreiros Bíblicos na janela 10-40!!!

Livro de autoria do Pr. Albino Marks sobre a visão bíblica da origem do Universo. VALE A PENA LER!!!



AR-Alta Resolução BR-Baixa Resolução
Video de até 3 min para introduzir o estudo da lição na igreja
use o botão direito do mouse e escolha salvar destino como ou salvar link como

 





 
Receba os comentários diariamente no seu e-mail.

Clique e cadastre-se

 
Lições Anteriores
Desde 2002


 

Veja os comentários das outras lições

Adultos
Adolescentes
Jovens

© Escola no Ar 2001-2008 • Todos os direitos reservados
Coordenação › Wanderley GazetaWebmater › Rodrigo Matias
UNASP Engenheiro Coelho